Eu já tinha tabulado a coluna desta semana, quando foi ao ar a matéria do Globo Reporte relatando como vive os habitantes de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos.

No ano passado fui convidado (mas as despesas da viajem foram todas por minha conta) a participar de uma missão técnica em Abu Dhabi, Dubai e Singapura realizada em setembro de 2015.

Em todas esta cidades realizamos visitas técnicas com foco em Sustentabilidade, mas meu sonho mesmo foi o de conhecer MASDAR CITY, que ainda está em construção no meio do deserto que (deve ser oficialmente entregue no ano de 2025) e deseja ostentar o título da cidade mais sustentável do mundo, hoje então vou focar  sobre MASDAR e nas próximas colunas relato as outras novidades adquiridas nesta espetacular viajem de aprendizado.

História e localização 

FOTO_2

A ideia de construir a Cidade de Masdar surgiu nos início deste século , em 2005 era somente um projeto que teve início de fato em 2009 , em 2015 uma parte dela já esta edificada e com moradores , eu tive a oportunidade de assinar digitalmente o registro de minha visita , ela ainda está em fase de construção no deserto árabe de Abu Dhabi, seu  investimento por parte do governo dos EAU vai ultrapassar os US$ 30 bilhões,  e a conclusão total do projeto está prevista para 2025.

Planejamento

FOTO_GIL_3

Para construir esta cidade no meio do deserto foram realizadas várias pesquisas e muito planejamento, o planejamento começou pelas estruturas e materiais empregados nos edifícios da cidade, engenheiros, arquitetos e especialistas em diversas áreas de todos os lugares do mundo fizeram uma série de análises levando em conta a orientação do espaço principalmente no que diz respeito ao recebimento de luz solar e as incidência de ventos na região , sua morfologia e aspectos geológicos, e quais aos melhores formatos que poderiam ser utilizados para lidar com o ambiente  hostil do deserto,  com estes estudos foi possível buscar resultado positivos , ao executar as construções,  reduzindo as temperaturas da cidade sem utilizar muita eletricidade ou combustíveis foceis , tendo como consequência   economia e baixos custos.

Com relação a fonte de energia, o instituto de ciência e tecnologia local em parceria com o MIT desenvolveu painéis fotovoltaicos mais potentes para a captação de energia solar, além de toda aenergia para o uso da população ela tembem vai servir para realizar a dessalinização da agua e geração de agua quente.

Torre de refrigeração de Masdar

FOTO_GIL__4  FOTO_gil__5

O consumo de energia exclusivamente para o ar-condicionado sempre foi uma das dores de cabeça  da região , devido ao consumo exagerado , onde cerca de 60 % de toda a energia  gerada no EAU é usada para garantir conforto termico.

A resposta a este problema, foi a torre eólica que tem sido um elemento da arquitetura do Oriente Médio por quase 1.000 anos, diz Ben Hughes, professor associado de construção de física na Universidade de Leeds, e suas soluções são tão simples como eles são eficazes.

“Quanto mais alto você vai, mais rápida será a velocidade aerodinâmica é”, disse Hughes.

“Eles usado para construir as torres tão alto quanto possível, capturar o ar em alta velocidade. Como ela atinge a torre, há uma parede que corre abaixo do centro do que força o vento para dentro do prédio.” A acumulação de uma pressão positiva no interior do edifício cria automaticamente uma pressão negativa no lado de fora, o que significa que o ar velho e mau no interior do edifício é atraído, e “Ele cria um efeito de sifão”, explicou Hughes. “Ele empurra o ar para dentro do prédio e suga o ar velho que é usado para o outro lado da torre de vento.”

“A ideia do design pequeno e leve é que, se você tem mais deles, você vai ter o mesmo efeito sem ter que pagar os custos estruturais de reforço adicionais”, disse ele.

Secções das telas circundantes Al Bahar Towers estão a responder ao sol & # 39 controlado por computador; movimento s, desdobrando-se como guarda-chuvas, quando o sol bate-los.

Como os custos de energia ascensão, soluções baseadas na ideia da torre vento árabe tornaram-se cada vez mais popular no design contemporâneo europeu ao longo dos últimos 10 a 15 anos.

Nos países que deram origem ao conceito, como Dubai – onde o ar-condicionado, Hughes diz, agora responde por 70% do consumo de eletricidade no verão – a torre eólica está fazendo um retorno bem-vindo.

Masdar Institute of Science and Technology de Abu Dhabi tem um dos exemplos mais espectaculares de uma torre eólica moderna, usando o estilo vernacular das estruturas tradicionais como parte de uma torre de 45 metros que se resfria e ventila espaço público do campus ‘.

Transportes

FOTO_6

A cidade ja adotar um sistema de transporte baseado em carros e ônibus elétricos circulando no subsolo, além de manter linhas de trem e metrô para atender todos os pontos da cidade, evitando a necessidade da circulação de muitos veículos. Adicionalmente, como a cidade foi projetada para pedestres, houve uma grande preocupação em criar calçadas agradáveis, de tamanho adequado e com sombra.

FOTO_7

Integração

 A Cidade de Masdar possui uma arquitetura na qual tudo deve ser integrado, fazendo com que moradia, trabalho e diversão fiquem próximos um ao outro, evitando a necessidade de veículos.

Para manter a cidade sustentável, também será realizada a educação da população com tais técnicas em escolas locais.

FOTO_8

Da mesma maneira, os governantes procuram resolver problemas com lixo encorajando mudanças no comportamento dos habitantes e regulando quais tipos de materiais poderão estar presentes na cidade.

Semana que vem tem mais novidades, bom fim de semana!